Open Journal Systems

UM NOVO MÉTODO DE ANÁLISE VOCAL ATRAVÉS DA TERMOMETRIA DA FALA: ESPERANÇA DE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE LESÕES DAS PREGAS VOCAIS ?

Guilherme F. Gomes, Evaldo D. M. Filho, José Viriato Coelho Vargas

Abstract


A voz é um fenômeno complexo que exige diversas medidas para a descrição de suas características porque inúmeras grandezas físicas estão envolvidas na sua produção. Os vários equipamentos existentes para análise vocal medem: vibração das pregas vocais, fluxo aéreo glótico, volume do ar que passa através das pregas vocais, pressão subglótica, área de contato da mucosa das pregas vocais e sinal sonoro vocal. Após a entrevista do falante, observação e descrição de sua voz, dados obtidos do laboratório de voz devem ser integrados à análise vocal para proporcionar avaliação vocal completa. As medidas de análise vocal encaixam-se como pecas de um quebra-cabeças, cada qual levando a conexão natural da peça seguinte e, juntas, fornecem um quadro que não pode ser visualizado com dados somente de uma das peças.

Nenhum método instrumental de análise vocal consegue fornecer todas as informações da fisiologia e fisiopatologia vocal, que são importantes para ó diagnóstico e manejo dos problemas vocais. READ (1992) relatou que o número de sistemas de avaliação da voz humana disponíveis já é bastante grande e cada um deles apresenta vantagens e desvantagens, não existindo nenhum sistema perfeito e insubstituível capaz de realizar avaliação vocal completa. Novos estudos e instrumentos que avaliem a função da laringe devem ser testados e desenvolvidos para o melhor entendimento e aprimoramento do seu produto: a voz humana.

Este artigo relata o uso de um novo instrumento de análise vocal baseado na aplicação de fundamentos da transferência de calor, fenômeno físico jamais explorado anteriormente na análise da produção da voz. Através da distribuição de temperatura na cavidade oral, o método explora diferenças entre o padrão de fluxo aéreo e o fechamento das pregas vocais de indivíduos com voz normal e tem potencial para utilização em indivíduos disfônicos para a detecção de doenças precoces das pregas vocais.


Full Text:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/reterm.v1i1.3494