ADOLESCENTES E O CONSUMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE COMPRAS ONLINE EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO RN

Autores/as

  • ADELIANE MARQUES SOARES UFRN
  • Ingrid Gabrielly Dantas de Farias
  • Lívia de Albuquerque Pinheiro
  • Keoma Ferreira Antonio

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v13i25.98331

Resumen

O estudo busca identificar os fatores que moldam o consumo online de estudantes, as plataformas mais utilizadas, o tempo de navegação e o tipo de produto mais adquirido. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quali-quantitativa, aplicando um questionário estruturado de perguntas fechadas a discentes do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira de Carvalho. O estudo revela que a maior parte dos consumidores jovens é composta por mulheres (67,6%), com idades entre 14 a 18 anos. A plataforma de compras mais utilizada foi a Shopee, sendo os produtos mais comprados roupas e acessórios, seguidos por cosméticos e produtos de beleza. Além disso, destaca-se que o tempo médio dos adolescentes nas redes sociais é de 3 a 4 horas o que exerce influência significativa nas suas decisões de compra, especialmente por meio de influenciadores digitais. Conclui-se então que as campanhas de marketing digital, aliadas ao comportamento dos influenciadores e às promoções oferecidas, são elementos chave na formação dos hábitos de consumo dessa geração. Portanto, compreender o comportamento de compra dos adolescentes no ambiente digital não apenas auxilia na criação de estratégias de marketing mais eficazes, mas também reflete a transformação das dinâmicas de consumo na era das redes sociais.

Publicado

2025-06-01

Cómo citar

MARQUES SOARES, A., Ingrid Gabrielly Dantas de Farias, Lívia de Albuquerque Pinheiro, & Keoma Ferreira Antonio. (2025). ADOLESCENTES E O CONSUMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE COMPRAS ONLINE EM UMA ESCOLA TÉCNICA DO RN. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 13(25), 75–88. https://doi.org/10.5380/relainep.v13i25.98331