MODELO NEURO-FUZZY DE APOIO À DECISÃO BASEADO NOS CLIENTES EM SHOPPING CENTER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v10i17.83452

Palabras clave:

Apoio a Decisão, Shopping Center, Teoria Fuzzy

Resumen

Este estudo apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático de apoio à decisão, baseado em atributos relevantes à percepção dos clientes de um Shopping Center. Abordam-se os aspectos relacionados à qualidade do shopping quanto ao bem-estar, lazer e consumo. Com foco exploratório, em uma pesquisa de natureza aplicada, apoiou-se na revisão bibliográfica para identificação dos atributos vinculados com a experiência do cliente em Shopping Center, seguindo-se com abordagem qualitativa aplicada em estudo de caso. Para tal necessitou-se entrevistar 100 pessoas para coleta de dados sobre os atributos. A saída do modelo permite refletir o consenso da opinião dos clientes por intermédio de indicadores gerenciais. Sendo o principal o IPC, que resultou em 6,90 para [0,10], sendo zero a pior nota. Embora oresultado do IPC evidencie não superação às expectativas dos clientes, osserviços outros indicadores, em sua maioria, caracterizam melhoria, mas com margem de aperfeiçoamento.

Biografía del autor/a

Caroline Martins Marques, PUC-Rio

Engenheira de Produção, pós graduada em Business Process, atualmente estuda ciência de dados no departamento de Ciência da Computação da PUC Rio.

Publicado

2022-09-18

Cómo citar

Marques, C. M. (2022). MODELO NEURO-FUZZY DE APOIO À DECISÃO BASEADO NOS CLIENTES EM SHOPPING CENTER. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 10(17), 78–96. https://doi.org/10.5380/relainep.v10i17.83452

Número

Sección

Artigos