ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIAS À COMPRESSÃO E AO ESMAGAMENTO EM EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO EM AMBIENTES COM ELEVADA UMIDADE RELATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77941Keywords:
Desenvolvimento de produtosAbstract
A celulose não possui barreira natural à absorção de água, reduzindo a sua aplicação como embalagem para produtos congelados ou resfriados necessitando de aplicação de hidrorrepelente. O estudo avaliou as resistências à compressão e ao esmagamento em embalagens de papelão ondulado sob a condição de 90% UR e 5ºC, com e sem revestimentos. Também estabeleceu-se a relação entre papelões ondulados com estruturas em fibras virgens e fibras recicladas, com as variações nas propriedades mecânicas das embalagens, dentro de períodos 3 a 96 h e com concentrações do hidrorrepelente de 13,5%, 17,5%, 24%, 30% e 42%. Observou-se que a impermeabilização com 42% de teor de não voláteis apresentou menor teor de absorção de água, chegando a diferença de 60,24% para os papelões reciclados e 57,70% para os papelões virgens (kraft) em relação aos papelões não impermeabilizados. Para a resistência à compressão em papelão ondulado, verificou-se que a impermeabilização com 42% de teor de não voláteis é a concentração de melhor resultado e para o papelão virgem, 17,5% e 24%. Também se verificou variações nos resultados de resistência à compressão em caixas climatizadas obtidos com a equação de McKee, de 20,57% para os papelões reciclados e 33,87% para os papelões virgens.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
