UMA PROPOSTA DE AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA PARA PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO (O/D)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.75296

Palavras-chave:

Logística, Métodos estatísticos, Finanças

Resumo

A amostragem estatística para determinar a hipótese de grau de confiança deve seguir os processos e métodos metodológicos precisos e corretos, caso ocorram erros de aplicação, além de controlados, podem aumentar os erros na verificação dos resultados. A proposta da pesquisa foi avaliar a amostragem coletada no km 193 da BR-393 no município da Paraíba do Sul, cerca de 154 km da capital do Rio de Janeiro. O objetivo era verificar, se a amostragem de 4 grupos de veículos distintos entre 29 categorias de veículos possuía um nível suficiente para o teste, se a pesquisa de origem e destino - O/D tinha uma estatística significativa nos graus de confiança da pesquisa. O resultado apresenta três cenários, de modo a simular o melhor método. A amostragem estratificada foi a mais indicada, pois permite o agrupamento de dados homogêneos em dados populacionais heterogêneos. Os dados da pesquisa mostram problemas de subestimação no número de pessoas entrevistadas e no tempo de execução, tanto no método aplicado, quanto na simulação do software Arena.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Freitas, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ Laboratório de Transporte de Carga - LTC - PET/COPPE/UFRJ

Doutorando em Engenharia de Transporte (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/COPPE). Mestre em Economia Empresarial (Escola de Economia - Universidade Cândido Mendes), Graduado em Administração de Empresas (Faculdade São Paulo Apóstolo). Experiência profissional: Nas áreas de Risco financeiro, Análise de Investimento e Análise de commodities, atividades de consultoria em finanças, projeção econômica-financeira e planejamento em transporte com enfoque em aspectos de sustentabilidade, baixa emissão de carbono e consumo energético, projeção de dados econométricos e análises macroeconômica. Atividades militares como Oficial de Engenharia do Exército Brasileiro. Professor universitário nas áreas de ciências sociais aplicadas em gestão, economia e finanças. Atualmente trabalho no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ - Unidade Itaguaí. Membro do LabSim - Laboratório de Simulação do CEFET-RJ e do Laboratório de Transporte de Carga - LTC/COPPE/UFRJ.

Aryane Cristine Dantas de Moura, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ

Possui formação técnica em Administração pela FAETEC/RJ. Atualmente, é Graduando em Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, atuante no Projeto de Extensão de Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas em Clínicas da Região da Costa Verde através de Equipes Multiculturais e Diretora Administrativa Financeira Fundadora na Otimize CEFET Consultoria Jr. ( Empresa Júnior de engenharia do CEFET/RJ UneD Itaguaí.).

Thiago Ribeiro Sagawe, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ

Graduando em Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ. Membro do Laboratório de Simulação do CEFET/RJ-Itaguaí, atuando em pesquisa nos temas de "Logística e Transporte" e "Consumo Energético e Sustentabilidade". Possui experiência na Brafer Construções Metálicas, nas áreas de manutenção, controle de produção e insumos e na Risposta em Desenvolvimento do Produto tecnológico Web e Android, ambos no cargo de estagiário. Foi Cofundador e Diretor de projetos da empresa júnior "Otimize CEFET Consultoria Jr.".

Fabrício Gomes Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ

Graduando em andamento em Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Freitas, R. R. de, Moura, A. C. D. de, Sagawe, T. R., & Ribeiro, F. G. (2020). UMA PROPOSTA DE AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA PARA PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO (O/D). Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(14), 27–38. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.75296

Edição

Seção

Artigos