ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS EM UMA EMPRESA POTIGUAR DE ALIMENTOS EMBUTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.74139Palavras-chave:
Mapeamento, Estudo de tempos, Procedimento Operacional Padrão, Alimentação.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal a aplicação de um estudo de tempos e métodos em uma empresa do ramo de alimentos embutidos localizada na cidade de Timbaúba dos Batistas-RN. Inicialmente, foi realizada uma ampla revisão na literatura e escolhido o local de aplicação do estudo. A pesquisa foi realizada entre os meses em abril e junho de 2019, no qual foram feitas visitas técnicas para o levantamento de dados. Ela caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e exploratório, de natureza quanti-qualitativa. Definiu-se uma linha de produção específica como alvo do estudo. Para o tratamento de dados, foram utilizados os softwares MS Excel, versão 2016, Bizagi Modeler, além de instrumentos da técnica de cronoanálise. Usou-se as equações propostas por Peinado e Graeml (2007) para o estabelecimento dos tempos na abordagem. Como resultados, conseguiu-se a elaboração do fluxograma do principal processo produtivo, a determinação dos tempos padrões de cada uma das operações, onde percebeu-se que a operação de desossar é aquela que consome maior tempo (TP =179,57 segundos). Percebeu-se também que grande parte do tempo de processamento (57%) é gasto em apenas duas operações. Por fim, construiu-se um modelo de POP para a padronização das atividades realizadas pelos colaboradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
