RISCOS OCUPACIONAIS NO COMÉRCIO DE MOTOCICLETAS E HISTÓRICO DE ACIDENTES DE 2007 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.67754Palavras-chave:
Comercio. Saúde. Proteção.Resumo
O ramo de empresas de comercio por atacado e varejo de motocicletas, peças e acessórios tem crescido bastante no Brasil e em conjunto os registros de acidente no trabalho que acumularam de 2007 a 2017 um total 9.082 eventos. O estudo sobre as condições de riscos em um estabelecimento de comércio por atacado e a varejo de motocicletas, peças e acessórios localizadas em Vitória no Espírito Santo tem como objetivo identificar os riscos e avaliá-los para inclusão de controles, além de apresentar os dados históricos de acidente desse segmento para subsidiar programa de prevenção de acidentes. Como metodologias foram adotados os parâmetros das normas oriundas do Governo Federal para identificação e avaliação de risco e os dados de acidente disponíveis no Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho do Ministério da Previdência Social. Como resultado foi observado o agente físico ruído, com intensidade inferior ao limite permitido, risco de acidente e exposição eventual a agentes químicos. Os acidentes de trajeto possuem maior incidência nesse segmento e foi identificada redução da incidência de acidentes de trabalho no período pesquisado. Sugere-se nessa pesquisa a adoção de medidas de controle dos riscos de acidente e a conservação da intensidade do ruído abaixo do nível de ação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
