USO DO RESÍDUO DE SILÍCIO DA PRODUÇÃO DE SEMICONDUTORES NAS CULTURAS AGRÍCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.66692Palavras-chave:
Silício, Eisenia andrei, lodo, bioensaio de toxicidade, semicondutorResumo
Estudos indicam que o silício é um mineral que pode ser usado no controle de algumas pragas, bem como proporcionar aumento na produção e na qualidade de algumas culturas agrícolas. Este trabalho, propõe o uso de lodo residuário da operação de corte de lâminas de silício da produção de semicondutores, como substrato/co-produto na agricultura. Experimentos preliminares foram conduzidos realizando-se a semeadura de sementes de girassol e de feijão a fim de se avaliar o desenvolvimento das plantas em misturas de lodo da Estação de Tratamento de efluentes (ETE) e terra vegetal. Avaliou-se, ainda, a toxicidade terrestre deste resíduo, no bioensaio com minhocas, Eisenia andrei. Apesar de serem preliminares, os resultados de germinação destes experimentos apontam para o potencial benefício do resíduo de silício para a germinação e o desenvolvimento normais das espécies estudadas. O lodo apresentou também, como característica, a capacidade de retenção de umidade, que foi maior que a amostra de terra controle somente. O teste de toxicidade foi negativo, tanto para a mortalidade, quanto para a mobilidade dos organismos, atestando a inocuidade do resíduo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
