ANÁLISE MERCADOLÓGICA DO SEGMENTO PET: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.56495Palavras-chave:
Pesquisa Operacional, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Floresta de Caminhos Ótimos, Gestão Empresarial, Pet shop, Mercado Pet, Compra, Venda, ComércioResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do Aprendizado de Máquina nas vendas anuais de um pet shop, com o objetivo de reconhecer os padrões na descrição das mesmas, como data, tipo de produto, cliente e valor de venda. Objetivou-se, com o desenvolvimento desta pesquisa, desenvolver uma análise estratégica para melhor posicionar a empresa perante a disponibilidade de produtos e para utilizá-la como ferramenta de alcance de novos clientes. Para este objetivo, a pesquisa contou com os dados coletados de acordo com a aplicação de um software de planejamento de recursos da empresa (ERP) e por pesquisa documental, para o conhecimento do cenário do setor e para o entendimento do ferramental. Foi sugerido o uso das metodologias Floresta de Caminhos Ótimos (OPF) e K-means para entendimento dos agrupamentos de uma grande quantidade de dados que demonstrassem relação. A quantificação ocorreu com os dados de vendas, diferenciados quanto ao sexo dos clientes, o produto comprado com a respectiva quantidade e o dia de sua comercialização. O trabalho de pesquisa teve a intenção de correlacionar os dados das vendas para auxiliar nas decisões de reabastecimento dos produtos da loja, assim como, o reconhecimento dos padrões de visitas e comportamento dos clientes, para prever quais produtos e qual a quantidade deles que podem ser procurados no mês seguinte, além de arriscar a época em que o cliente poderá retornar para consumi-lo novamente. Por fim, testou-se a execução do OPF e do K-means como ferramentas de gestão empresarial estratégicas em um pet shop sem ter a necessidade de um gerenciamento de estoques e previsão de vendas. Como resultado, foram identificadas as categorias dos produtos que mais são vendidos, a dispersão das vendas nos meses em estudo, as mulheres como maiores clientes não considerando os clientes não cadastrados, os tipos de produtos que compensam ser vendidos separadamente, e foi demonstrado, através da aplicação do OPF que os medicamentos e vacinas são vendidos para atendimento de diferentes classes sociais que frequentam a loja. Entretanto, a aplicação do K-means resultou em limitações quanto ao reconhecimento de padrões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.