PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM COLETA E ENTREGA SIMULTÂNEA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LOCALIZADA NA REGIÃO DO VALE DO AÇO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55412Palavras-chave:
Pesquisa Operacional, LogísticaResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma indústria de produtos alimentícios localizada na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. A empresa conta com caminhões para distribuir seus produtos e, simultaneamente, realizar a operação de Logística Reversa, coletando produtos com prazos de validade expirados ou em condições inadequadas para consumo. O planejamento das rotas de entrega e recolhimento dos produtos é realizado atualmente por meio do software Guia 4 Rodas, um aplicativo de licença livre baseado na Heurística do Vizinho Mais Próximo (HVMP). Tendo como objetivo avaliar se tal método garante as rotas de menor custo, foi utilizado um modelo de Programação Linear Inteira (PLI) que descreve o Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea (PRVCES), sendo este implementado no ambiente de otimização CPLEX. Os resultados obtidos mostraram que o modelo de PLI, se aplicado para planejar as rotas durante um dia de entregas, traria uma redução de custo de 24,1% se comparado à atual politica de roteamento da empresa. Além disso, o PLI proporcionaria outros benefícios que poderiam ser futuramente mensurados, como a menor necessidade de horas extras de motoristas e ajudantes, menor emissão de poluentes no meio ambiente e a diminuição de desgaste dos veículos.
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