ANÁLISE ERGONÔMICA NO SETOR DE TI DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.82815Palabras clave:
Ergonomia, Posto de Trabalho, Tecnologia da Informação, Analistas de sistemas.Resumen
O estudo em questão teve por objetivo realizar uma análise ergonômica do trabalho (AET) de um analista de sistemas de uma empresa do setor de tecnologia da informação que atua em uma universidade federal da mesorregião do Alto Paranaíba. Para tanto, foram realizadas observações diretas, entrevistas com colaboradores, brainstorming entre autores, bem como a aplicação do método de análise postural RULA. Neste âmbito o estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva pautada em uma abordagem qualitativa-quantitativa. Como resultados obtidos, o método apontou a necessidade de investigações e mudanças em breve para a atividade de trabalho do analista. Frente a isso, foram elaboradas algumas recomendações, a saber, a utilização de cadeiras giratórias com regulagem de inclinação, a utilização de apoios para os punhos para o uso de mouse pads, o bloqueio de ruídos provenientes da porta de entrada do escritório e a realização de pausas periódicas para a prática de ginástica laboral antes, durante e após a jornada de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
