MELHORIAS DE PROCESSO EM UMA PANIFICADORA UTILIZANDO O SISTEMA TOYOTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.82364Palabras clave:
Competitividade, Processos produtivos, Desperdícios, Curva ABC, matriz GUT.Resumen
Devido à grande competitividade do mercado, as empresas precisam incessantemente fazer uso de métodos de gerenciamento com ênfase nos seus processos produtivos, tendo isso como base para desenvolver a competitividade e permanecer no mercado. Ao focar nos processos produtivos de uma organização, podemos citar o Sistema Toyota de Produção (STP) como um modelo focado na identificação e eliminação sistemática de desperdícios, aumentando a produtividade e, dessa forma, a lucratividade. Apoiado nisso, o presente trabalho consiste em um estudo de caso com abordagem mista, realizado em uma panificadora da cidade de Araguatins-TO com o objetivo de propor melhorias no sistema produtivo por meio da identificação das principais perdas, através da criação da matriz de perdas e matriz GUT. Ao realizar essas etapas identificou-se que dentre os 7 tipos de desperdícios, a perda por movimento foi a que se sobressaiu em relação as outras, desta maneira, como forma de mitigação destes desperdícios e de outros classificados como importante, foram propostas algumas ações como implementação de um setor de fornos com um funcionário responsável pelo mesmo, compra de um novo forno, criação da etapa de pré-pesagem e implantação do programa 5s
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
