GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BASEADA NA PRODUÇÃO GLOBAL DE PUBLICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.78143Palabras clave:
Gestão de pessoas, TEMAC, Desempenho organizacionalResumen
Uma empresa que busca alcançar sucesso, necessita investir na eficiência da gestão de pessoas cujo desenvolvimento das pessoas deve gravitar em função dos objetivos da organização e do seu próprio desenvolvimento e realização. Dessa forma, as novas filosofias e metodologias são grande interesse das empresas. Elas buscam desenvolver metodologias específicas para medir o impacto da relação do comportamento do indivíduo com a tarefa e avaliar o nível de satisfação no ambiente de trabalho. Nessa perspectiva, este trabalho visa analisar a evolução dos estudos referentes às metodologias desenvolvidas para a gestão de pessoas, assim como, identificar os fatores que mais influenciam no desempenho do trabalhador, por meio de uma revisão sistemática da literatura. O método de busca utilizado para pesquisar as bases de dados foi o enfoque meta-analítico consolidado (TEMAC). O referido método envolveu três passos: preparação da pesquisa, apresentação e inter-relação dos dados e, por fim, o detalhamento, modelo integrador e validação por evidências. As buscas foram realizadas nas bases de dados Web of Science e Scopus e os resultados apontaram que um dos assuntos mais estudados foi o impacto das práticas de gestão de pessoas para o desempenho organizacional, uma vez que afeta diretamente o desempenho financeiro. A rotatividade dos trabalhadores e a necessidade do feedback também ficaram entre os assuntos de destaque.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
