ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO NUMA SEÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77772Palabras clave:
Análise Ergonômica, Posto de Trabalho, Exército BrasileiroResumen
Neste trabalho foi realizado um estudo de caso que teve o intuito de analisar ergonomicamente um posto de trabalho, bem como identificar as medidas corretivas necessárias para melhorar a qualidade de vida dos servidores, da organização, que é uma seção especifica do Exército Brasileiro na cidade de Marabá-PA. Realizou-se algumas considerações sobre a ação ergonômica e os efeitos positivos que um posto de trabalho adequado pode refletir sobre a órgão. Foi utilizada a metodologia de análise ergonômica do trabalho (AET) identificando os pontos críticos para a realização do trabalho e propondo soluções de melhoria, no sentido de evitar possíveis problemas ergonômicos aos servidores da organização. Para isso, aplicou-se um questionário nórdico que foi respondido pelos colaboradores da seção a fim de identificar os possíveis desconfortos a saúde decorrente do posto de trabalho. Com a análise dos dados foi possível observar, recomendações necessárias que visem o treinamento e orientação aos colaboradores quanto à postura e ao fator de tolerância de descanso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir desses, a seção pode apenas com a alocação de recursos e pouco investimento financeiro, proporcionar os requisitos mínimos de ergonomia, aumentando a satisfação, motivação e desempenho do servidor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
