MODELOS DE MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Zuleide Oliveira Feitosa Universidade de Brasília
  • Emanoel Holanda Barroso Universidade de Brasília
  • Patricia Mota Milhomem Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-0426-7736
  • Simone Borges Simão Monteiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.73929

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Organizações, Modelo de Maturidade, Revisão da Literatura, TEMAC.

Resumen

O objetivo do estudo foi identificar os modelos de maturidade de gestão do conhecimento aplicados nas organizações. O método utilizado para levantar a literatura e analisar o conteúdo dos artigos publicados foi a Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado (TEMAC) que abarca três etapas essenciais: etapa 1: preparar para a pesquisa; a etapa 2:  efetuar as inter-relações entre os dados dos registros encontrados, aplicando leis da bibliometria; a etapa 3: o detalhamento, modelo integrador e validação por evidências, utilizando os mapas de Bibliographic Coupling. Os resultados da análise da literatura apontam alguns modelos organizacionais da Gestão do Conhecimento (KM), que viabilizam a avaliação da KM em organizações nos 217 artigos publicados (29 Web of Science; 188 Scopus), que tratam de modelos de maturidade de gestão do conhecimento. Nos artigos também identificaram-se abordagens específicas, tais como: tratar de processos de gerenciamento do conhecimento organizacional com foco no potencial da Tecnologia da Informação dentro desse processo, ou modelos que ressaltam a relação indivíduo x organização e analisam os aspectos organizacionais com foco no conhecimento, ou modelos de maturidade de gestão do conhecimento individual. A conclusão aponta que alguns modelos apoiados em teorias robustas foram testados empiricamente e mostraram evidências de sua validade preditiva em diferentes contextos.

Biografía del autor/a

Zuleide Oliveira Feitosa, Universidade de Brasília

Professora substituta da Universidade de Brasíiia-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasilia - UnB (2017). Fez doutorado sanduciche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestao da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, docencia, pesquisa e intervenção em conflitos. Pos-doutoramento em mobilidade, transito e transportes, por meio do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

Emanoel Holanda Barroso, Universidade de Brasília

Possuo graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília (2011). Participei de projetos na área de comercialização, qualidade e mercado acionário, engenharia de produção. No momento curso Engenharia de software na UnB.


Patricia Mota Milhomem, Universidade de Brasília

Mestre em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Durabilidade e Patologia das construções; Qualidade de materiais e Gestão de obras públicas e na Engenharia de Produção na área de modelagem e melhoria de processos. 

Simone Borges Simão Monteiro, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora adjunto de engenharia de produção da Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade, gestão de risco, aprendizagem baseada em projetos (pbl), cadeia de produção agroalimentar e coordenação da qualidade.

Publicado

2020-07-08

Cómo citar

Feitosa, Z. O., Barroso, E. H., Milhomem, P. M., & Monteiro, S. B. S. (2020). MODELOS DE MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 8(13), 172–186. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.73929

Número

Sección

Artigos