OS DIFERENTES PONTOS DE ORIGEM E DESTINO PODEM INFLUENCIAR NO SEQUENCIAMENTO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA OLARIA NO SUDESTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.56943Keywords:
Custo mínimo, Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa operacional, Olaria,Abstract
Este artigo analisa e ressalta a importância da aplicação do estudo do sequenciamento de produção e de ferramentas de custos minimos de transportes em uma olaria no estado do Pará com sua sede localizada no município de Nova Ipixuna e uma filial no município de Novo Repartimento ambas no sudeste do Estado. O estudo realizado tem como objetivo identificar os problemas de transportes enfrentados pelo empreendimento assim como otimiza-los com base na ferramenta de custo mínimo de transporte da área de pesquisa operacional, para as rotas de entrega das cidades de Parauapebas (PA), Marabá (PA), Tucuruí (PA) e Paragominas (PA), e através disso é necessario um estudo do sequenciemento da produção com premissas do planejamento e controle da produção para que as olarias utilizem, de forma otima, de suas capacidade de produção para ateder as demanda dos centros consumidores. Através da análise do sequenciamento em lote no processo de produção dos tijolos e o cálculo do custo de transporte para as devidas cidades, obteve-se uma contribuição significativa para o aperfeiçoamento da produtividade da empresa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
