APLICAÇÃO DO SERVQUAL PARA IDENTIFICAR A QUALIDADE PERCEBIDA EM UM CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

Autores/as

  • Cleibson Aparecido de Almeida Universidade Aberta de Portugal/Doutorando em Matemática Aplicada e Modelação
  • Geizer Louzada de Souza Vargas Aeroporto Municipal de Governador Valadares/Gestor de Segurança Operacional
  • Leonardo Derckan Rodrigues e Silva Instituto Tecnológico da Aeronáutica/Pós Graduado em Segurança de Voo
  • Sonia Isoldi Marty Gama Müller Universidade Federal do Paraná/Docente no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v4i5.45989

Palabras clave:

Segurança de voo, Capacitação profissional, Qualidade em serviços, SERVQUAL

Resumen

Esta pesquisa mostra a percepção da qualidade na visão dos alunos do curso de investigação de acidentes aeronáuticos (CIAA), realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil. A coleta de dados foi realizada com questionários aplicados em uma amostra de 79 alunos, dentre militares e civis, que concluíram com sucesso o referido curso. A metodologia empregada foi o SERVQUAL, com a elaboração do questionário de três colunas, que visam avaliar simultaneamente o nível de qualidade percebida, esperada e mínima aceitável pelos alunos. As dimensões da qualidade em serviços analisadas foram oito: Tangibilidade, Competência, Receptividade, Acessibilidade, Segurança, Clareza, Metodologia de ensino e Autonomia. Os resultados indicaram que medidas corretivas deverão ser tomadas para atender aos objetivos da organização. Conclui-se que o SERVQUAL é uma metodologia que possibilita uma avaliação focada em melhorias para o CIAA com base na percepção dos alunos.

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

Almeida, C. A. de, Vargas, G. L. de S., Rodrigues e Silva, L. D., & Müller, S. I. M. G. (2016). APLICAÇÃO DO SERVQUAL PARA IDENTIFICAR A QUALIDADE PERCEBIDA EM UM CURSO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 4(5), 32–45. https://doi.org/10.5380/relainep.v4i5.45989

Número

Sección

Artigos