ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE CULTIVO DE EUCALIPTO EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v11i19a.86694Keywords:
Análise econômica, eucalipto, celulose, investimento, pequeno produtor ruralAbstract
O eucalipto é uma alternativa para abastecimento das empresas de celulose e traz benefícios tanto para o produtor quanto para a comunidade. O aumento da demanda por madeira gerou uma rápida aceleração no plantio de eucalipto por parte dos proprietários rurais. Grande parte dos pequenos plantios realizados nesse período foram realizados sem nenhuma técnica adequada para verificar a viabilidade do investimento. A análise de viabilidade de investimentos é uma ferramenta de grande importância para o investidor que pretende dispor recursos em um projeto com o objetivo de gerar riqueza/lucro. Este trabalho teve como objetivo fazer essa análise em uma pequena propriedade rural no município de Peçanha – MG em que seu proprietário possui a intenção de realizar o plantio de eucalipto para posterior produção de celulose. Para o estudo foram utilizadas as ferramentas de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback descontado. Todos os indicativos foram favoráveis ao plantio. O estudo considerou o corte do eucalipto com 7 anos após o plantio. O VPL resultante foi de R$95.887,89, a TIR 32,30% e o payback descontado de 5,32 anos. Os maiores custos foram orçados para o corte e transporte da madeira ao final do cultivo, e devido à baixa manutenção após os dois primeiros anos, o produtor considera que o investimento é adequado ao seu perfil mais conservador.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.