OTIMIZAÇÃO DA PERFORMANCE DA LINHA DE PRODUÇÃO MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.49109Keywords:
Manutenção Produtiva Total, Produtividade, Performance, Qualidade, Disponibilidade de máquinas.Abstract
Análises realizadas em unidades produtivas, permitem verificar a ocorrência de quebra de equipamentos, interrompendo a linha de produção, afetando diretamente os indicadores de performance, aumentando os custos e reduzindo a produtividade. Com a implantação e utilização da metodologia da Manutenção Produtiva Total é possível a otimização do processo produtivo. Essa metodologia compreende um abrangente conjunto de atividades de manutenção que visam melhorar a performance e a produtividade dos equipamentos de uma fábrica. O objetivo desse trabalho é analisar a performance de uma linha de produção de alimentos, antes da implantação da Manutenção produtiva Total e comparar esses dados com aqueles obtidos após sua implantação, para verificar se houve melhorias. A metodologia utilizada será o da pesquisa qualitativa combinada com a quantitativa utilizando a estratégia do estudo de caso em uma indústria alimentícia localizada no interior do estado de São Paulo. O desenvolvimento desse trabalho permitiu constatar que com a implantação da Manutenção Produtiva Total houve um aumento em todos os índices de performance da linha de produção analisada. Esse trabalho é relevante pois, além de orientar a empresa foco do estudo de caso, servirá de orientação para outras empresas que buscam melhorar a produtividade e a qualidade dos processos produtivos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
