A criação do conhecimento em pautas jornalísticas de uma emissora de TV: o estudo de caso de um telejornal diário

Authors

  • Aline Bohacuk Pavaneli Universidade Federal do Paraná
  • Anderson Luís Fröhlich Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v3i4.39160

Keywords:

Criação do conhecimento, Telejornalismo, Gestão do Conhecimento, Pauta

Abstract

Este estudo busca identificar os elementos do processo de criação do conhecimento e avaliar as condições do ambiente de trabalho para a criação de pautas jornalísticas em um telejornal diário de uma emissora de televisão da Região Sul do Brasil. A revisão teórica contempla o processo de criação do conhecimento japonês, descrito por Nonaka e Takeuchi (1997), que leva em consideração o conhecimento tácito e o conhecimento explícito dos indivíduos da organização, passando pelos conceitos de jornalismo, telejornalismo e pauta. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo, se encaixando na categoria estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas duas entrevistas e a observação das etapas de produção da pauta a partir de um protocolo. Os resultados demonstraram que a construção da pauta do telejornal possui 34 etapas envolvendo toda a equipe. Pela natureza dinâmica do telejornalismo, as cinco condições capacitadoras para a criação do conhecimento estão presentes em grande parte das etapas da criação do conhecimento na pauta.

Author Biographies

Aline Bohacuk Pavaneli, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, com habilitação em Relações Públicas (2006) e Jornalismo (2008). Mestranda do Programa Interdisciplinar em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na UFPR, com previsão de conclusão em 2015. Atualmente é produtora de telejornalismo na RPC TV Curitiba, afiliada da Rede Globo.

Anderson Luís Fröhlich, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Tuiuti do Paraná(2004). Mestrando do Programa Interdisciplinar em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na UFPR, com previsão de conclusão em 2015.

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

 bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atua como professora dos cursos de Graduação em Gestão da Infromação e de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná há 24 anos. Participa em projetos de consultoria na área de gestão de documentos, da informação e do conhecimento em diversas organizações. Proferiu palestras em eventos da área de Ciência da Informação, da SBGC, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Encontro de Empresários Juniores do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba e Campo Mourão), da Universidade Estadual de Londrina, da Universide Estadual de Ponta Grossa dentre outras. Tem diversos artigos publicados. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação UFPR por 8 anos. Atualmente, coordena o Curso de Graduação em Gestão da Informação.

Published

2015-10-20

How to Cite

Pavaneli, A. B., Fröhlich, A. L., & Nunes Silva, H. de F. (2015). A criação do conhecimento em pautas jornalísticas de uma emissora de TV: o estudo de caso de um telejornal diário. LATIN AMERICAN JOURNAL OF INNOVATION AND PRODUCTION ENGINEERING, 3(4), 75–96. https://doi.org/10.5380/relainep.v3i4.39160

Issue

Section

ARTICLE