Espaço livre urbano como instrumento de sustentabilidade integral e educação ambiental crítica: metodologia multidisciplinar no projeto para o Parque Municipal Marista, vila velha, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.37881Keywords:
Parque urbano, Arquitetura, Paisagismo, Sustentabilidade, Educação ambientalAbstract
Este artigo aborda a importância da sustentabilidade e da educação no planejamento do espaço livre urbano. Discute uma noção mais abrangente de sustentabilidade, que inclui as dimensões cultural, ambiental, social e econômica, e uma modalidade de educação ambiental crítica, voltada para o desenvolvimento sustentável. Apresenta o projeto do Parque Municipal Marista, desenvolvido para o município de Vila Velha, localizado na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), Brasil, com objetivo de abordar a proteção da biodiversidade, com foco na Mata Atlântica e na mineração, e a espiritualidade-corporeidade do ser humano. A partir do desafio posto pelo plano conceitual, um processo metodológico foi delineado, no sentido de viabilizar a gênese do projeto de arquitetura e paisagismo, diferenciando-se pelo seu enfoque multidisciplinar, didático e participativo. Os resultados do projeto foram desenvolvidos no sentido de estruturar o Parque para estimular um novo olhar sobre a cidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
