Teste de Consumidores e Análise de Aparência, Sabores e Cores para o Desenvolvimento de Novos Produtos: o case do Projeto de Broinhas de Milho Saboreadas
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v3i4.37744Keywords:
Projeto do Produto, Atributos de Produtos, Produtos Congelados, Teste com Consumidores.Abstract
Do ponto de vista de mercado, um produto é aquilo que o consumidor percebe como capaz de satisfazer uma necessidade material. Assim, a noção de novo varia conforme o critério que se utiliza na diferenciação do produto em relação aos seus concorrentes, pois, mesmo sem que haja algo técnico e objetivamente novo o produto pode ser percebido como tal pelo consumidor. Neste artigo, a análise do Desenvolvimento de Novos Produtos é voltada para a área alimentícia, onde o produto analisado inclui-se na área dos congelados, sendo ele Broinhas de Milho Saboreadas. Para o desenvolvimento deste, manteve-se o foco em alguns requisitos básicos, como: cor; sabor, e; aparência. O método de procedimento foi o hipotético-dedutivo. A revisão de literatura foi realizada no nos portais Scielo e Capes. Para analisa-lo, foi feito o Teste de Consumidores. Neste teste, o produto foi degustado e depois avaliado através de um questionário. Diante disso, pode-se observar que o ponto forte das Broinhas de Milho Saboreadas são a aparência e o sabor, onde a cor deve ser aprimorada. Como pesquisas futuras aconselha-se a aplicação desta análise para outros desenvolvimentos de novos produtos alimentícios.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
