CLUBE MAKER: FORTALECENDO O MOVIMENTO DIY NO IFMG CAMPUS IBIRITÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94686

Palavras-chave:

Inovação

Resumo

Este estudo analisa a implementação do Clube Maker no IFMG - Campus Ibirité, focado em fomentar habilidades maker e autonomia em alunos através de atividades práticas. Ao longo de 2023, estudantes de diversos cursos participaram de projetos que incluíram o uso de Arduino, impressora 3D, máquina de corte a laser e a construção de um braço robótico. Apesar de desafios iniciais devido à baixa familiaridade com as tecnologias, a progressão dos projetos evidenciou a crescente autonomia e participação ativa dos alunos, melhorando a aprendizagem colaborativa. A conclusão dos módulos em menos tempo demonstrou o amadurecimento dos participantes, e uma atividade final consolidou os conhecimentos adquiridos. Os resultados positivos do Clube Maker sublinham seu papel no avanço do movimento DIY, enfatizando a superação de desafios como a colaboração e progressão dos projetos. Apesar das limitações, como o número reduzido de participantes e conflitos de agenda, recomenda-se a continuidade do Clube, propondo atividades mais desafiadoras e a inclusão de novos alunos interessados.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Cardoso, M. P., Belém, R. L., Longhini, T. M., Gomes, R. L., & Lima, W. de A. (2024). CLUBE MAKER: FORTALECENDO O MOVIMENTO DIY NO IFMG CAMPUS IBIRITÉ. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 12(22), 4–21. https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94686

Edição

Seção

Artigos