Agente conversacional para auxiliar en la resolución de problemas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v12i20.93220Resumo
Ante un creciente interés en identificar usos potenciales de herramientas basadas en Inteligencia Artificial (IA) en el ámbito educativo surge la necesidad de proponer soluciones enfocadas a mejorar los procesos de enseñanza y aprendizaje. La utilización de agentes conversacionales se presenta entonces como posible respuesta. El presente estudio persigue el objetivo de desarrollar un agente conversacional (AC) basado en IA cuya función es asistir a estudiantes de magisterio en la resolución de un problema de matemática. Como metodología, se diseñó un experimento para poner a prueba la capacidad del AC de asistir a los estudiantes durante la etapa de resolución del problema y se contrastan los resultados de dos grupos de alumnos: con y sin acceso al AC. Se identifican algunos indicadores alentadores en relación al potencial de los AC como asistentes virtuales al momento de resolver problemas de matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.