Open Journal Systems

COMPARAÇÃO DA LUCRATIVIDADE BASEADO NAS MÉTRICAS DE CONFIABILIDADE DE TRÊS FÁBRICAS DE UMA MULTINACIONAL DO RAMO DE PNEUMÁTICOS UTILIZANDO CADEIAS DE MARKOV

Daniel Pires da Luz Júnior, Vanessa Garcia, Pauli Adriano

Resumo


O crescente aumento da competitividade do setor de pneumáticos nos últimos anos devido a entrada dos produtos chineses no mercado mundial, tem provocado uma mudança brusca de mercado brasileiro levando as empresas a buscarem novas estratégias de gestão para garantirem suas participações no mercado. Este artigo tem por objetivo analisar e comparar a lucratividade de três fábricas de uma empresa de pneumáticos com polos  situados no Canadá, Brasil e China. Para avaliar a lucratividade das empresas utiliza-se Cadeias de Markov. Ao final da pesquisa, constata-se que a fábrica da China é o benchmarking e apresenta as melhores métricas de confiabilidade e consequentemente o maior lucro. Portanto, deve-se replicar as boas práticas da fábrica da China para as demais de forma a equalizar os lucros das mesmas.

Palavras-chave: Cadeias de Markov, Indústria de pneumaticos, Métricas de confiabilidade.


Palavras-chave


Gestão da Produção

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v11i19b.90875