CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: UMA AVALIAÇÃO NA AGREGAÇÃO DE FARINHA EM UM PROCESSO DE EMPANAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v10i18.87882Palavras-chave:
Controle Estatístico de Processos, Gráficos de Controle, Empanados, Indústria Alimentícia, FarinhaResumo
À medida que a logística e novos modelos de comercialização têm avançado, as empresas têm disputado mercado com organizações de todo o mundo, assim, a busca por melhores resultados em produtividade e qualidade tem sido contínua. O controle estatístico de processos (CEP) é uma ferramenta que permite o controle e melhoria do processo. Este trabalho tem por objetivo a aplicação do CEP em uma indústria alimentícia de grande porte para avaliar o percentual de agregação de uma farinha utilizada no processo de empanamento de determinado produto e posteriormente avaliar se o processo está sob controle e se é capaz de atender as especificações dos clientes. Os dados foram tratados a partir do uso da ferramenta Minitab, apresentados os gráficos de controle e calculados os coeficientes de capabilidade Cp e Cpk. Ao final da análise o processo se mostrou capaz de atender a amplitude dos limites de controle com um cp de 1,55, porém o cpk apresentou o valor de 0,64, demonstrando um deslocamento significativo em relação ao valor alvo das especificações, ou seja, incapaz de atender as especificações do processo. Com esse resultado, foram formuladas algumas hipóteses que podem ser estudadas em pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.