APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Autores

  • Luis Antonio dos Santos Franz Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Marco Antonio Garcez Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Renata Heidtmann Bemvenuti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v10i17.84119

Palavras-chave:

Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho

Resumo

O Brasil vem se destacando há alguns anos como o país que mais ocorrem acidentes de trabalho em diversos setores, como indústria da produção e construção civil. Acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão temporária ou permanente, ou até mesmo a morte. A inteligência artificial pode contribuir como uma ferramenta promissora na redução de acidentes por ser um campo de conhecimentos que pode apoiar a tomada de decisões de um modo mais simples e mais preciso do que outros métodos, como a gestão por indicadores. A lógica Fuzzy, ou lógica difusa, vem sendo usada para o processo de avaliação de riscos a fim de minimizar a ocorrência de acidentes dentro dos locais de trabalho. Ela encontra-se dentro do campo de conhecimentos da Inteligência Artificial, associada ao processo de tomada de decisões empresariais. Com o objetivo de procurar entender melhor a aplicabilidade da utilização da lógica Fuzzy no processo de avaliação e priorização de riscos, esse trabalho pretende fazer uma revisão sistemática da literatura utilizando o Methodi Ordinatio.

Biografia do Autor

Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência da Produção, Qualidade, Gerência de Serviços, Seis Sigma, Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia.

Marco Antonio Garcez Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduando de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas, com formação Técnica em Segurança do Trabalho pelo SENAC-RS, bolsista FAPERGS em Avaliar Riscos Ocupacionais em Ambientes de Trabalho.

Renata Heidtmann Bemvenuti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande, especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC-RS e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Pelotas. Tem experiencia na área de Segurança do Trabalho, com ênfase em gestão de riscos e higiene ocupacional e na área de qualidade de processos e de produtos.

Downloads

Publicado

2022-09-18

Como Citar

Franz, L. A. dos S., Silva, M. A. G., & Bemvenuti, R. H. (2022). APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 10(17), 97–112. https://doi.org/10.5380/relainep.v10i17.84119

Edição

Seção

Artigos