ANÁLISE ERGONÔMICA NO SETOR DE TI DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.82815Palavras-chave:
Ergonomia, Posto de Trabalho, Tecnologia da Informação, Analistas de sistemas.Resumo
O estudo em questão teve por objetivo realizar uma análise ergonômica do trabalho (AET) de um analista de sistemas de uma empresa do setor de tecnologia da informação que atua em uma universidade federal da mesorregião do Alto Paranaíba. Para tanto, foram realizadas observações diretas, entrevistas com colaboradores, brainstorming entre autores, bem como a aplicação do método de análise postural RULA. Neste âmbito o estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva pautada em uma abordagem qualitativa-quantitativa. Como resultados obtidos, o método apontou a necessidade de investigações e mudanças em breve para a atividade de trabalho do analista. Frente a isso, foram elaboradas algumas recomendações, a saber, a utilização de cadeiras giratórias com regulagem de inclinação, a utilização de apoios para os punhos para o uso de mouse pads, o bloqueio de ruídos provenientes da porta de entrada do escritório e a realização de pausas periódicas para a prática de ginástica laboral antes, durante e após a jornada de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
