SIMULAÇÃO DE EVENTO DISCRETO: ESTUDO DE CASO DE UM LAVA A JATO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.82742Palavras-chave:
Lava-jato, simulação, software Arena, teoria de filas.Resumo
Cada vez mais as empresas procuram formas para tomadas de decisões a respeito do processo produtivo ou serviço a ser prestado, de forma a melhor atender os seus clientes. Diante deste cenário, a simulação tem se tornado uma ferramenta bastante útil. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a aplicabilidade da técnica SED em um lava-jato, norteado por um estudo de caso realizado no Centro Automotivo de pequeno porte, localizado em Antônio Pereira, Ouro Preto/Minas Gerais (MG). Foi realizado o levantamento dos recursos materiais e humanos para verificar quais são os gargalos do sistema, comprovando assim, a importância da técnica de SED em empreendimentos de prestação de serviços. A partir das informações disponibilizadas pelos proprietários e cronometragem dos tempos de chegada e atendimento, foi possível realizar a simulação do processo de lavagem e/ou acabamento nos veículos leves, veículos de carga e equipamentos por meio do software Arena. Os resultados do cenário real evidenciaram que a retenção dos recursos utilizados para lavagem é de 91,70% ocasionando congestionamento na fila e aumento do tempo de espera. No cenário simulado, a taxa de utilização reduziu para 83,12%, o que contribuiu para a minimização do tamanho da fila e o tempo de espera.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
