MELHORIAS DE PROCESSO EM UMA PANIFICADORA UTILIZANDO O SISTEMA TOYOTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.82364Palavras-chave:
Competitividade, Processos produtivos, Desperdícios, Curva ABC, matriz GUT.Resumo
Devido à grande competitividade do mercado, as empresas precisam incessantemente fazer uso de métodos de gerenciamento com ênfase nos seus processos produtivos, tendo isso como base para desenvolver a competitividade e permanecer no mercado. Ao focar nos processos produtivos de uma organização, podemos citar o Sistema Toyota de Produção (STP) como um modelo focado na identificação e eliminação sistemática de desperdícios, aumentando a produtividade e, dessa forma, a lucratividade. Apoiado nisso, o presente trabalho consiste em um estudo de caso com abordagem mista, realizado em uma panificadora da cidade de Araguatins-TO com o objetivo de propor melhorias no sistema produtivo por meio da identificação das principais perdas, através da criação da matriz de perdas e matriz GUT. Ao realizar essas etapas identificou-se que dentre os 7 tipos de desperdícios, a perda por movimento foi a que se sobressaiu em relação as outras, desta maneira, como forma de mitigação destes desperdícios e de outros classificados como importante, foram propostas algumas ações como implementação de um setor de fornos com um funcionário responsável pelo mesmo, compra de um novo forno, criação da etapa de pré-pesagem e implantação do programa 5s
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
