APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ERGONÔMICAS EM UMA MARCENARIA DO CENTRO-OESTE DE MINAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.81254Palavras-chave:
Checklist de Couto, OWAS, diagrama de áreas dolorosas, fadiga, monotoniaResumo
O estudo ergonômico voltado para área de marcenaria apresenta um nível de importância considerável, visto que a produção deste ramo é determinada pelo esforço e trabalho dos funcionários. Observa-se que o setor vem se expandindo e ganhando lugar no mercado, e que as condições desses locais na maioria das vezes são preocupantes, onde faz-se necessário manter este ambiente em condições favoráveis e adequadas para execução das tarefas. Assim, buscou-se realizar a pesquisa tendo como foco principal a análise do posto de trabalho de colaboradores desta área, atentando para atividades que envolvem riscos de desgaste físico e lesões causadas por más posturas. Desta forma, utilizou-se ferramentas como o Checklist de Couto, método OWAS e diagrama de áreas dolorosas. Foram aplicados alguns questionários e entrevistas para verificar satisfação, fadiga e monotonia e quais locais do corpo se encontram em maior situação de desconforto. O estudo apontou que a maioria dos trabalhadores sentem grande grau de desconforto em pelo menos uma parte do corpo, e as paradas para descanso ao longo da jornada de trabalho podem ser aumentadas. A partir do resultados obtidos foram feitas algumas recomendações e sugestões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
