ANÁLISE POSTURAL E DE POSTO DE TRABALHO DE ATENDENTES DE UM CALL CENTER

Autores

  • Mayara Ketlin Nascimento Jardim Mãe: Marinete Silva Nascimento Pai: Ilton Gomes Jardim
  • Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - IFMG campus Governador Valadares http://orcid.org/0000-0002-2934-9893

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.79952

Palavras-chave:

Ergonomia, NR-17, Postura sentada, Posto de trabalho.

Resumo

O estudo ergonômico tem ganhado cada vez mais importância entre as organizações, dadas as melhorias físicas, cognitivas e organizacionais desenvolvidas entre os funcionários. Realidade esta comum entre empresas de call center, este estudo objetiva analisar a postura e os postos de trabalho dos seus atendentes. Para isso, foram feitas coletas de dados do livro de registro de funcionários e por observação direta do trabalho executado, bem como dos postos e do ambiente de trabalho. Assim, foram aplicadas, através do software Ergolândia 7.0®, as ferramentas Ovako Working Posture Analysing System (OWAS), Rapid Upper Limb Assessment (RULA) e Rapid Entire Boby Assessment (REBA) para análise postural. As principais recomendações foram: treinamentos ergonômicos e posturais, realização de pausas durante a jornada, adequações das cadeiras no setor de teleatendimento e equipamentos dos postos de trabalho, adoção de ginástica laboral, implementação de programa de prevenção de doenças do trabalho e melhorias do layout organizacional, oferecendo assim mais segurança e conforto para seus operadores.

Biografia do Autor

Mayara Ketlin Nascimento Jardim, Mãe: Marinete Silva Nascimento Pai: Ilton Gomes Jardim

Graduada em Engenharia de Produção pela UNIPAC e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho por IFMG-GV, Tem Experiências na área administrativa, gestão de pessoas, trabalho em equipe, liderança, comunicação e negociações. Entusiasta por pessoas, Inovação, tecnologia e negócios.

Tatielle Menolli Longhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - IFMG campus Governador Valadares

Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - IFMG campus Governador Valadares (IFMG-GV)

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Jardim, M. K. N., & Longhini, T. M. (2021). ANÁLISE POSTURAL E DE POSTO DE TRABALHO DE ATENDENTES DE UM CALL CENTER. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 9(15), 155–173. https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.79952

Edição

Seção

Artigos