ANÁLISE POSTURAL E DE POSTO DE TRABALHO DE ATENDENTES DE UM CALL CENTER
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v9i15.79952Palavras-chave:
Ergonomia, NR-17, Postura sentada, Posto de trabalho.Resumo
O estudo ergonômico tem ganhado cada vez mais importância entre as organizações, dadas as melhorias físicas, cognitivas e organizacionais desenvolvidas entre os funcionários. Realidade esta comum entre empresas de call center, este estudo objetiva analisar a postura e os postos de trabalho dos seus atendentes. Para isso, foram feitas coletas de dados do livro de registro de funcionários e por observação direta do trabalho executado, bem como dos postos e do ambiente de trabalho. Assim, foram aplicadas, através do software Ergolândia 7.0®, as ferramentas Ovako Working Posture Analysing System (OWAS), Rapid Upper Limb Assessment (RULA) e Rapid Entire Boby Assessment (REBA) para análise postural. As principais recomendações foram: treinamentos ergonômicos e posturais, realização de pausas durante a jornada, adequações das cadeiras no setor de teleatendimento e equipamentos dos postos de trabalho, adoção de ginástica laboral, implementação de programa de prevenção de doenças do trabalho e melhorias do layout organizacional, oferecendo assim mais segurança e conforto para seus operadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.