GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BASEADA NA PRODUÇÃO GLOBAL DE PUBLICAÇÕES

Autores

  • Zuleide Oliveira Feitosa Universidade de Brasília
  • Patricia Mota Milhomem Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-0426-7736
  • Emanoel Holanda Barroso Universidade de Brasília
  • Simone Borges Simão Monteiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.78143

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, TEMAC, Desempenho organizacional

Resumo

Uma empresa que busca alcançar sucesso, necessita investir na eficiência da gestão de pessoas cujo desenvolvimento das pessoas deve gravitar em função dos objetivos da organização e do seu próprio desenvolvimento e realização. Dessa forma, as novas filosofias e metodologias são grande interesse das empresas. Elas buscam desenvolver metodologias específicas para medir o impacto da relação do comportamento do indivíduo com a tarefa e avaliar o nível de satisfação no ambiente de trabalho. Nessa perspectiva, este trabalho visa analisar a evolução dos estudos referentes às metodologias desenvolvidas para a gestão de pessoas, assim como, identificar os fatores que mais influenciam no desempenho do trabalhador, por meio de uma revisão sistemática da literatura. O método de busca utilizado para pesquisar as bases de dados foi o enfoque meta-analítico consolidado (TEMAC). O referido método envolveu três passos: preparação da pesquisa, apresentação e inter-relação dos dados e, por fim, o detalhamento, modelo integrador e validação por evidências. As buscas foram realizadas nas bases de dados Web of Science e Scopus e os resultados apontaram que um dos assuntos mais estudados foi o impacto das práticas de gestão de pessoas para o desempenho organizacional, uma vez que afeta diretamente o desempenho financeiro. A rotatividade dos trabalhadores e a necessidade do feedback também ficaram entre os assuntos de destaque.

Biografia do Autor

Zuleide Oliveira Feitosa, Universidade de Brasília

Professora substituta da Universidade de Brasília-Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB. Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Fez doutorado sanduiche em parceria com a University of Michigan nos Estados Unidos (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY , grupo de pesquisa da Universidade de Michigan- MICH. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestão da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2003-2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão _ UFMA (1996-2001) Professora da faculdade de teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental e ambiental; do trânsito e transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transportes, trânsito, docência, pesquisa e clínica. Atualmente, desenvolve pesquisa, em segurança viária e uso do território, em parceira com as Universidades de Aveiro- Portugal e de Valência-ITRANS-Espanha

Patricia Mota Milhomem, Universidade de Brasília

Mestre em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Durabilidade e Patologia das construções; Qualidade de materiais e Gestão de obras públicas e na Engenharia de Produção na área de modelagem e melhoria de processos. 

Emanoel Holanda Barroso, Universidade de Brasília

Graduado em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília (2011). Estudante do curso de Engenharia de software na UnB.

Simone Borges Simão Monteiro, Universidade de Brasília

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), área de concentração Gestão da Qualidade. Tem Curso de Especialização em Lean Production. Foi professora de Engenharia de Produção da Universidade de Franca (UNIFRAN) de 2000 a 2010. Por dois anos consecutivos (2006 e 2007) coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Operações e Logística na UNIFRAN. É Professora Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia, de 2010 até os dias atuais. É Coordenadora, Professora e Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Gestão de Riscos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Brasília. Orienta projetos nas áreas de Gestão da Qualidade, Melhoria de Processos e Educação em Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia, Controle e Gestão da Qualidade e Gestão por Processos. Atua principalmente nos seguintes temas: ISO 9000, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ferramentas da Qualidade, Ferramentas estatísticas, Modelagem e Melhoria de Processos, Gestão de Riscos aplicados à Qualidade, e Educação em Engenharia de Produção. Coordenou projetos de pesquisa voltados para a área militar, junto ao Exército Brasileiro (2014-2019) e atualmente coordena projeto no Hospital das Forças Armadas. Defende a ideia de um novo método de ensino-aprendizagem (PjBL ? Project Based Learning) fundamentado na aprendizagem ativa com base em projetos, para o currículo do Engenheiro de Produção.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Feitosa, Z. O., Milhomem, P. M., Barroso, E. H., & Monteiro, S. B. S. (2020). GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BASEADA NA PRODUÇÃO GLOBAL DE PUBLICAÇÕES. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(14), 184–200. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.78143

Edição

Seção

Artigos