ESTUDO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIAS À COMPRESSÃO E AO ESMAGAMENTO EM EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO EM AMBIENTES COM ELEVADA UMIDADE RELATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77941Palavras-chave:
Desenvolvimento de produtosResumo
A celulose não possui barreira natural à absorção de água, reduzindo a sua aplicação como embalagem para produtos congelados ou resfriados necessitando de aplicação de hidrorrepelente. O estudo avaliou as resistências à compressão e ao esmagamento em embalagens de papelão ondulado sob a condição de 90% UR e 5ºC, com e sem revestimentos. Também estabeleceu-se a relação entre papelões ondulados com estruturas em fibras virgens e fibras recicladas, com as variações nas propriedades mecânicas das embalagens, dentro de períodos 3 a 96 h e com concentrações do hidrorrepelente de 13,5%, 17,5%, 24%, 30% e 42%. Observou-se que a impermeabilização com 42% de teor de não voláteis apresentou menor teor de absorção de água, chegando a diferença de 60,24% para os papelões reciclados e 57,70% para os papelões virgens (kraft) em relação aos papelões não impermeabilizados. Para a resistência à compressão em papelão ondulado, verificou-se que a impermeabilização com 42% de teor de não voláteis é a concentração de melhor resultado e para o papelão virgem, 17,5% e 24%. Também se verificou variações nos resultados de resistência à compressão em caixas climatizadas obtidos com a equação de McKee, de 20,57% para os papelões reciclados e 33,87% para os papelões virgens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
