BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO BIM NO PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i14.77617Palavras-chave:
Metodologia BIM, Compatibilização, Gerenciamento, Gestão de Projetos, PlanejamentoResumo
A integração de projetos é um modo de minimizar incompatibilidades que só são identificadas no canteiro de obras, visto que, muitos profissionais e empresas trabalham de forma segmentada. O BIM (Building Information Modeling) é um método eficiente que possibilita que o projeto de arquitetura e os complementares sejam realizados simultaneamente, visando a otimização de análise das atividades a serem desenvolvidas. No entanto, a implementação do BIM demanda adaptações e possui diferentes estágios que estão relacionados à comunicação, multidisciplinaridade, integração em rede e multiplicidade de talentos. Como aspecto positivo a metodologia possibilita o compartilhamento de um único modelo digital que especifica todas as etapas de projeto da edificação, estabelecendo menor prazo, maior produtividade e economia. Entretanto, alguns desafios como a falta de experiência e qualificação dos usuários aliada a outros fatores como os custos necessários para implantação da tecnologia em empresas são barreiras para a implantação completa da plataforma. Através da análise das bibliografias citadas neste estudo, pode-se inferir que a metodologia BIM gradativamente está sendo adotada pelos profissionais de arquitetura, engenharia e construção, e possui seus benefícios comprovados, apesar de, em relação a outros países o Brasil ainda se encontrar em fase inicial de desenvolvimento da tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
