MODELOS DE MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.73929Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Organizações, Modelo de Maturidade, Revisão da Literatura, TEMAC.Resumo
O objetivo do estudo foi identificar os modelos de maturidade de gestão do conhecimento aplicados nas organizações. O método utilizado para levantar a literatura e analisar o conteúdo dos artigos publicados foi a Teoria do Enfoque Meta-Analítico Consolidado (TEMAC) que abarca três etapas essenciais: etapa 1: preparar para a pesquisa; a etapa 2: efetuar as inter-relações entre os dados dos registros encontrados, aplicando leis da bibliometria; a etapa 3: o detalhamento, modelo integrador e validação por evidências, utilizando os mapas de Bibliographic Coupling. Os resultados da análise da literatura apontam alguns modelos organizacionais da Gestão do Conhecimento (KM), que viabilizam a avaliação da KM em organizações nos 217 artigos publicados (29 Web of Science; 188 Scopus), que tratam de modelos de maturidade de gestão do conhecimento. Nos artigos também identificaram-se abordagens específicas, tais como: tratar de processos de gerenciamento do conhecimento organizacional com foco no potencial da Tecnologia da Informação dentro desse processo, ou modelos que ressaltam a relação indivíduo x organização e analisam os aspectos organizacionais com foco no conhecimento, ou modelos de maturidade de gestão do conhecimento individual. A conclusão aponta que alguns modelos apoiados em teorias robustas foram testados empiricamente e mostraram evidências de sua validade preditiva em diferentes contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
