EVASÃO EM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.73030Palavras-chave:
evasão, engenharia de produção, causas de evasão, aspectos motivadores.Resumo
A evasão é um dos maiores e mais preocupantes desafios do sistema educacional. Este trabalho identificou as causas de evasão do curso de bacharelado em Engenharia de Produção do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares – MG, por meio da coleta de dados dos alunos evadidos no período de 2010 a 2019. Com isso, foram analisados dados da vida pregressa e acadêmica do aluno, que se relacionam com as variáveis propostas pelos modelos explicativos de evasão. Observou-se que grande parte dos evadidos possuíam idade entre 18 e 22 anos, e que mais da metade evadiu enquanto cursavam até o 3º período do curso. Além disso, percebe-se uma tendência de crescimento para os próximos anos, alertando a Instituição de que é necessária uma busca por soluções para este problema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
