DFSS PARA LA ESTIMACIÓN EFICIENTE DE LA MATRIZ ORIGEN-DESTINO DEL SISTEMA BRT DE BOGOTÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v7i12.70711Palavras-chave:
BRT, OD Matrix, SmartCards Data, DFSS, IDDOV, Visual AnalyticsResumo
La matriz origen-destino (OD) permite caracterizar la demanda de forma espacio temporal en cualquier sistema de transporte masivo o Bus Rapid Transit (BRT), de tal forma que es la premisa para la planeación operacional y el diseño de rutas. Los BRT se caracterizan por el uso de tarjetas inteligentes para registrar el inicio de un viaje, sin embargo, las tarjetas no cuentan con el destino de los viajes realizados por los usuarios. El presente trabajo muestra el diseño de un algoritmo de bajo costo, eficiente en términos computacionales y robusto para la estimación y visualización de la matriz OD a partir de los registros de las tarjetas inteligentes dentro del marco de la metodología IDDOV de Design for Six Sigma (DFSS) para el caso de estudio del BRT de Bogotá, Transmilenio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.