O MODELO DO CUBO DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM UMA INDÚSTRIA QUÍMICA MULTINACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.70299Palavras-chave:
Inovação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Inovação SustentávelResumo
A inovação é um dos requisitos fundamentais para empresas que buscam crescimento, desenvolvimento econômico e aumento de competitividade. O atual modelo de negócios causou tanto desequilíbrio no planeta que é impossível continuar a atividade econômica como ela é. Este artigo tem como objetivo analisar até que ponto a inovação sustentável está presente em uma indústria química baseada nos elementos de inovação sustentável de Hansen, Grosse-Dunker e Reichwald (2009). Para isso, foi realizado um estudo de caso com dados primários e secundários. Os principais resultados mostram que a empresa está desenvolvendo ações para implementar fatores sustentáveis, porém não segue um modelo de inovação sustentável e também faltam ações mais poderosas, capazes de promover mudanças comportamentais entre os consumidores e as partes interessadas. Como contribuição acadêmica da pesquisa, é mencionada a apresentação da relação entre os elementos teóricos que caracterizam o cubo da inovação sustentável com evidências empíricas em uma indústria química. Por fim, são apresentadas oportunidades que abordam a inclusão de práticas sustentáveis nas indústrias químicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
