RELAÇÃO DOS ÍNDICES DE ACIDENTES DO TRABALHO NO ESPÍRITO SANTO E BRASIL DE 2007 A 2017 NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v7i12.68508Palavras-chave:
Construção. Trabalho. Acidente. IndicadoresResumo
Esta pesquisa apresenta os dados estatísticos de acidentes do trabalho nas atividades de construção de edifício no Estado do Espírito Santo e no Brasil para avaliar a evolução desses indicadores no período analisado. A pesquisa utilizou dados dos acidentes de trabalho disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência Social referente aos períodos de 2007 a 2017 e estudo bibliográfico. No intervalo pesquisado, ocorreram no Brasil, 197.312, acidentes do trabalho (típico, trajeto ou doença do trabalho) nas atividades de construção de edifício. Os riscos são originados das máquinas e equipamentos, trabalho braçal e em altura, além das condições do ambiente interno e externo. Como resultado essa pesquisa demonstrou que o Estado do Espírito Santo, possui uma quantidade de registro de acidente que contribuiu em 5,48% do total de acidentes no Brasil em 2008 e apresentou em 2017 o índice de 2,19%, indicando queda dessa participação. Quando analisado a Taxa de Incidência de acidente de típico dessa ocorrência o Estado possui indicador maior que a média nacional durante o período pesquisado, com tendência de redução. No que se refere a doença do trabalho, nota-se uma redução dessa incidência no intervalo da pesquisa. Reduções essas que podem ser justificadas pela aplicação de medidas de controle e ações governamentais. Registra-se o acréscimo dos índices dos acidentes de trajeto nesse segmento, que para sua redução é necessário a adoção de políticas públicas que fogem da capacidade de gestão da empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
