ADMINISTRAÇÃO DE VARIAÇÕES DE DEMANDA COM USO DO ESTOQUE DE SEGURANÇA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.67846

Palavras-chave:

Desvio padrão, Demanda, Nível de serviço, Estoque de segurança.

Resumo

A variabilidade está ligada a necessidade e possibilidade de compra do consumidor, estudos pertinentes a este fator incita as pesquisas e estudos de variação da demanda, assim como métodos para antever seus impactos ao cliente final. Busca-se um método prático com intuito de definir e manter manutenção de cálculo que considere estoques de segurança de materiais, visando variações da demanda, nível de serviço probabilístico e lead time do processo de suprimento de materiais, que possam ser geridos em software de fácil acesso como o Microsoft Excel. Demostrando praticidade ao dia a dia, somada a redução e a predição de possíveis rupturas no abastecimento de clientes e linhas produtivas. Fundamentado por estudos pertinentes ao tema que permeou a estrutura base desta pesquisa, com intuito de reduzir e antever possíveis rupturas no abastecimento de clientes e linhas produtivas, mantendo salvaguardado a imagem da empresa no que tange atendimento ao cliente. A pesquisa do método fundamentado por estudos pertinentes a desvio padrão demanda lead time, nível de serviço e estoque de segurança, se mostrou satisfatório, pois pode auxiliar no entendimento teórico do método assim como agregou conhecimento simplificados de estatística e probabilidade, demonstrando na prática que sua aplicação, atende o objetivo desta pesquisa.

Biografia do Autor

Alexandre Aparecido de Sousa, Universidade Taubaté

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestrando em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 15 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

Arcione Ferreira Viagi, Universidade de Taubaté

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

de Sousa, A. A., & Viagi, A. F. (2020). ADMINISTRAÇÃO DE VARIAÇÕES DE DEMANDA COM USO DO ESTOQUE DE SEGURANÇA. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 8(13), 16–34. https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.67846

Edição

Seção

Artigos