O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR TEXTIL DE CONFECÇÃO

Autores

  • Monica de Paula Siqueira Universidade Iguaçu
  • Teresa Cristina Fontaine Amaro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Lucas Capita Quarto Universidade Iguaçu
  • Sônia Maria da Fonseca Souza Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • João Vitor Capita Quarto Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.66041

Resumo

No atual cenário econômico a formação do preço de venda de produtos e serviços tem sido vista com mais cautela entre os gestores, por se tratar de uma variável importantíssima para o sucesso de uma organização, fazendo com que as empresas se tornem prósperas e ativas no mercado. Diante da relevância do tema, bem como das dificuldades encontradas pelos gestores das microempresas para a correta apuração dos custos e formação de preços, esse trabalho se propõe a conhecer e analisar o processo de formação de preço de venda de uma microempresa do setor têxtil e de confecção do município de Porciúncula-RJ. Para esta análise, aplicou-se um questionário com perguntas relacionadas aos métodos que a empresa utiliza para precificar seus produtos, chegando-se então a conclusão de que o processo de formação de preços de venda da empresa utiliza-se de forma superficial dos fundamentos estabelecidos pelas Teorias contábil, econômica e de marketing.

Biografia do Autor

Monica de Paula Siqueira, Universidade Iguaçu

Engenheira de Produão e Engenheira de Segurança do Trabalho

Teresa Cristina Fontaine Amaro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), especialização em Gestão Financeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lucas Capita Quarto, Universidade Iguaçu

Engenheiro de Produção pela Universidade Iguaçu - Campus V. Atuou como monitor das disciplinas de Resistência dos materiais; Cálculo Numérico e Gestão de Projetos para os alunos do curso de Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Iguaçu (UNIG) - Campus V. Integrante do Projeto de Extensão Universitária em Neurociência Cognitiva e do Comportamento I e II. Professor convidado, da disciplina Metodologia Científica, nos cursos de Extensão Universitária da faculdade de Medicina na Universidade Iguaçu - Campus V. Pós-graduando em neuropsicopedagogia e docência do ensino superior.

Sônia Maria da Fonseca Souza, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutoranda no Programa de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Mestre em Educação pela Universidade Iguaçu (2004), Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), Especialista em Inspeção Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007), Especialista em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011).Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1986). Atualmente é professora titular da Graduação e Pos-Graduacao da Universidade Iguaçu - UNIG campus V Itaperuna, RJ. Professora titular da Graduação do Centro Universitário São José de Itaperuna. Professora Inspetora da Secretaria Estadual de Educação Rio de Janeiro. Fuii professora do curso Superior de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Bom Jesus do Itabapoana/FAETEC. Presidente da Comissão Própria -CPA de 2011 a 2015 do Centro Universitário Sao Jose de Itaperuna.

 

João Vitor Capita Quarto, Universidade Iguaçu

Graduando em Engenharia de Produção

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Siqueira, M. de P., Amaro, T. C. F., Quarto, L. C., Souza, S. M. da F., & Quarto, J. V. C. (2019). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR TEXTIL DE CONFECÇÃO. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 7(11), 138–149. https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.66041

Edição

Seção

Artigos