Open Journal Systems

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR TEXTIL DE CONFECÇÃO

Monica de Paula Siqueira, Teresa Cristina Fontaine Amaro, Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, João Vitor Capita Quarto

Resumo


No atual cenário econômico a formação do preço de venda de produtos e serviços tem sido vista com mais cautela entre os gestores, por se tratar de uma variável importantíssima para o sucesso de uma organização, fazendo com que as empresas se tornem prósperas e ativas no mercado. Diante da relevância do tema, bem como das dificuldades encontradas pelos gestores das microempresas para a correta apuração dos custos e formação de preços, esse trabalho se propõe a conhecer e analisar o processo de formação de preço de venda de uma microempresa do setor têxtil e de confecção do município de Porciúncula-RJ. Para esta análise, aplicou-se um questionário com perguntas relacionadas aos métodos que a empresa utiliza para precificar seus produtos, chegando-se então a conclusão de que o processo de formação de preços de venda da empresa utiliza-se de forma superficial dos fundamentos estabelecidos pelas Teorias contábil, econômica e de marketing.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i11.66041