PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE MULTICASOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.61397Palavras-chave:
Incubadora de empresas, Base tecnológica, Processo de incubação, Fases da incubação, Estudo de caso.Resumo
O objetivo desse artigo foi analisar a opinião dos empresários sobre o processo de incubação na incubadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sendo que a análise do processo de incubação de empresas é visto como um sistema de transferência de tecnologia que objetiva estimular a origem de novas empresas com tecnologia avançada. O método de pesquisa utilizado possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, a técnica utilizada foi o estudo de casos múltiplos. As entrevistas apoiadas por um roteiro de questões abertas, que seguiu a estrutura composta por três blocos de questões foram aplicadas em três empresas, que estiveram por um período, incubadas na incubadora da UCS. Foram realizadas as análises das falas tratadas no software NVivo versão 10, em que foram gerados modelos, frequência de palavras e nuvem de palavras. Os resultados da pesquisa identificaram que as empresas estudadas compartilham da visão e opinião em relação aos “motivos de buscar a incubação”, ou seja, o que os levou a serem incubados. As empresas compartilham também opiniões sobre o processo de “seleção para a incubação”, os “benefícios e auxílios” prestados pela incubadora, assim como os “projetos – fontes de financiamento” que o processo de incubação proporciona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
