PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE MULTICASOS

Autores

  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0002-1922-9273
  • Paula Patricia Ganzer Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).
  • Adrieli Alves Pereira Radaelli Universidade de Caxias do Sul
  • Eduardo Robini da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Universidade Federal de Pelotas - PPGDTSA
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.61397

Palavras-chave:

Incubadora de empresas, Base tecnológica, Processo de incubação, Fases da incubação, Estudo de caso.

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar a opinião dos empresários sobre o processo de incubação na incubadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sendo que a análise do processo de incubação de empresas é visto como um sistema de transferência de tecnologia que objetiva estimular a origem de novas empresas com tecnologia avançada. O método de pesquisa utilizado possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo, a técnica utilizada foi o estudo de casos múltiplos. As entrevistas apoiadas por um roteiro de questões abertas, que seguiu a estrutura composta por três blocos de questões foram aplicadas em três empresas, que estiveram por um período, incubadas na incubadora da UCS. Foram realizadas as análises das falas tratadas no software NVivo versão 10, em que foram gerados modelos, frequência de palavras e nuvem de palavras. Os resultados da pesquisa identificaram que as empresas estudadas compartilham da visão e opinião em relação aos “motivos de buscar a incubação”, ou seja, o que os levou a serem incubados. As empresas compartilham também opiniões sobre o processo de “seleção para a incubação”, os “benefícios e auxílios” prestados pela incubadora, assim como os “projetos – fontes de financiamento” que o processo de incubação proporciona.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).

Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.

Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - PPGA/UCS. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009.

Eduardo Robini da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Administração

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Universidade Federal de Pelotas - PPGDTSA

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Doutorado em administração pela Unisinos (2011), com estágio doutoral realizado na University of Texas Pan American (2009). Tem experiência em pesquisa área de administração, com ênfase estudos em estratégia, práticas sustentáveis e gestão das organizações do terceiro setor. Tem experiência como consultor organizacional na área de estratégia, operações, cadeia de suprimentos e organizações do terceiro setor. Atua na pós-graduação stricto sensu como professor e orientador desde 2011. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas. 

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Chais, C., Ganzer, P. P., Alves Pereira Radaelli, A., Robini da Silva, E., Gonçalves Tondolo, V. A., Matte, J., & Munhoz Olea, P. (2018). PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE MULTICASOS. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 6(10), 85–105. https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.61397

Edição

Seção

Artigos