APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS DO DFM NA INDÚSTRIA CERÂMICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v6i10.60939Palavras-chave:
design for manufacture, produtividade, projeto de produto, cerâmica, otimizaçãoResumo
O Design for Manufacture é uma filosofia de projeto bastante difundida em diversos ramos da indústria, mas sua aplicação em revestimentos cerâmicos ainda é rara. Por meio de um estudo de caso, este trabalho visou empregar algumas das diretrizes da filosofia de projeto DFM em uma grande fabricante de revestimentos cerâmicos, visando otimizar sua produtividade. Para tal, a metodologia de pesquisa foi divida em quatro etapas: identificação, onde foram investigadas as dificuldades apresentadas pela manufatura; otimização, onde o conceito de melhor projeto foi definido e ações foram tomadas para que se pudesse atingi-lo; verificação, onde o protótipo que mais se aproximou do conceito definido na etapa de otimização foi submetido à manufatura a fim de avaliar se as limitações elencadas na etapa de identificação foram minimizadas; e validação, onde o protótipo foi considerado apto para entrar definitivamente em produção. Ao final, a família de produto porcelanato, identificada como sendo a mais problemática, teve sua estrutura reprojetada e otimizada para maximizar a produtividade da planta industrial. A nova estrutura diminuiu o número de itens utilizados para fabricá-la, reduziu custos e aumentou a produtividade, além de comprovar que o DFM pode ser aplicado à cerâmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
