ANÁLISE MERCADOLÓGICA DO SEGMENTO PET: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA

Autores

  • Gabriela Oliveira Fonseca UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA, FACULDADE DE ENGENHARIA “CONS. ALGACYR MUNHOZ MAÉDER” DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • Rafael Medeiros Hespanhol Universidade do Oeste Paulista
  • Danillo Roberto Pereira Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.56495

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Floresta de Caminhos Ótimos, Gestão Empresarial, Pet shop, Mercado Pet, Compra, Venda, Comércio

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação do Aprendizado de Máquina nas vendas anuais de um pet shop, com o objetivo de reconhecer os padrões na descrição das mesmas, como data, tipo de produto, cliente e valor de venda. Objetivou-se, com o desenvolvimento desta pesquisa, desenvolver uma análise estratégica para melhor posicionar a empresa perante a disponibilidade de produtos e para utilizá-la como ferramenta de alcance de novos clientes. Para este objetivo, a pesquisa contou com os dados coletados de acordo com a aplicação de um software de planejamento de recursos da empresa (ERP) e por pesquisa documental, para o conhecimento do cenário do setor e para o entendimento do ferramental. Foi sugerido o uso das metodologias Floresta de Caminhos Ótimos (OPF) e K-means para entendimento dos agrupamentos de uma grande quantidade de dados que demonstrassem relação. A quantificação ocorreu com os dados de vendas, diferenciados quanto ao sexo dos clientes, o produto comprado com a respectiva quantidade e o dia de sua comercialização. O trabalho de pesquisa teve a intenção de correlacionar os dados das vendas para auxiliar nas decisões de reabastecimento dos produtos da loja, assim como, o reconhecimento dos padrões de visitas e comportamento dos clientes, para prever quais produtos e qual a quantidade deles que podem ser procurados no mês seguinte, além de arriscar a época em que o cliente poderá retornar para consumi-lo novamente. Por fim, testou-se a execução do OPF e do K-means como ferramentas de gestão empresarial estratégicas em um pet shop sem ter a necessidade de um gerenciamento de estoques e previsão de vendas. Como resultado, foram identificadas as categorias dos produtos que mais são vendidos, a dispersão das vendas nos meses em estudo, as mulheres como maiores clientes não considerando os clientes não cadastrados, os tipos de produtos que compensam ser vendidos separadamente, e foi demonstrado, através da aplicação do OPF que os medicamentos e vacinas são vendidos para atendimento de diferentes classes sociais que frequentam a loja. Entretanto, a aplicação do K-means resultou em limitações quanto ao reconhecimento de padrões.

Biografia do Autor

Rafael Medeiros Hespanhol, Universidade do Oeste Paulista

Doutorando em Administração,  Professor na Universidade do Oeste Paulista 

Danillo Roberto Pereira, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Campinas; Professor na Universidade do Oeste Paulista

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Oliveira Fonseca, G., Hespanhol, R. M., & Pereira, D. R. (2017). ANÁLISE MERCADOLÓGICA DO SEGMENTO PET: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 5(8), 117–135. https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.56495

Edição

Seção

Artigos