FERRAMENTAS DE ANÁLISE ESTRATÉGICA APLICADAS AO PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55809Palavras-chave:
Gestão da Inovação e do Conhecimento Organizacional, , Programa de Educação Tutorial, Planejamento Estratégico, Estrutura Analítica de Negócios.Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979, pela Capes. Atualmente, os grupos PET são regulamentados pela SESu através de Portarias do MEC. O Programa é composto por estudantes, com tutoria de um docente, que por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvem atividades de excelência para a melhoria do curso de graduação. Cada grupo possui objetivos específicos. A rotatividade dos alunos representa um desafio ao processo de gestão do conhecimento e provoca dificuldades para o desenvolvimento das atividades. Considerando essa questão, e para o estabelecimento de um total alinhamento dos objetivos e das atividades do grupo PET, do curso de Engenharia de Produção (EPR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com os objetivos do Programa, foram utilizadas ferramentas de análise estratégica para o planejamento do PET-EPR. Esse artigo tem por objetivo retratar essa experiência, como uma prática de gestão, que possa ser utilizada como modelo de referência. Após o alinhamento dos objetivos e a construção da Estrutura Analítica de Negócios (EAN), foi possível detectar as forças e fraquezas do programa, que serviram como entrada para a SWOT. Além disso, verificou-se que a metodologia permitiu uma maior integração dos membros, proporcionando um clima organizacional satisfatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.