FERRAMENTAS DE ANÁLISE ESTRATÉGICA APLICADAS AO PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)

Autores

  • Gabriel Nunes Fonseca Lima e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Denise da Silva Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Karina Pires Tsutsumi Universidade Federal de Viçosa
  • Adriana Ferreira de Faria Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55809

Palavras-chave:

Gestão da Inovação e do Conhecimento Organizacional, , Programa de Educação Tutorial, Planejamento Estratégico, Estrutura Analítica de Negócios.

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979, pela Capes. Atualmente, os grupos PET são regulamentados pela SESu através de Portarias do MEC. O Programa é composto por estudantes, com tutoria de um docente, que por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvem atividades de excelência para a melhoria do curso de graduação. Cada grupo possui objetivos específicos. A rotatividade dos alunos representa um desafio ao processo de gestão do conhecimento e provoca dificuldades para o desenvolvimento das atividades. Considerando essa questão, e para o estabelecimento de um total alinhamento dos objetivos e das atividades do grupo PET, do curso de Engenharia de Produção (EPR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com os objetivos do Programa, foram utilizadas ferramentas de análise estratégica para o planejamento do PET-EPR. Esse artigo tem por objetivo retratar essa experiência, como uma prática de gestão, que possa ser utilizada como modelo de referência. Após o alinhamento dos objetivos e a construção da Estrutura Analítica de Negócios (EAN), foi possível detectar as forças e fraquezas do programa, que serviram como entrada para a SWOT. Além disso, verificou-se que a metodologia permitiu uma maior integração dos membros, proporcionando um clima organizacional satisfatório.

Biografia do Autor

Gabriel Nunes Fonseca Lima e Silva, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Granduando em Engenharia de Produção

Denise da Silva Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Granduando em Engenharia de Produção

Karina Pires Tsutsumi, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Granduando em Engenharia de Produção

Adriana Ferreira de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Professora efetiva

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Nunes Fonseca Lima e Silva, G., da Silva Barbosa, D., Pires Tsutsumi, K., & Ferreira de Faria, A. (2017). FERRAMENTAS DE ANÁLISE ESTRATÉGICA APLICADAS AO PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET). Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 5(8), 77–97. https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55809

Edição

Seção

Artigos