ESTUDOS DE TEMPOS: ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA DA OPERAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PICOLÉS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55572Palavras-chave:
Estudo de Tempos, Indústria de Sovertes e Picolés, Operação de Fabricação de SorvetesResumo
O estudo aqui apresentado tem como propósito avaliar de forma quantitativa os tempos da operação de uma etapa manual da fabricação de picolés, em uma indústria localizada no Pará, sob a ótica do estudo de tempos, buscando determinar a capacidade produtiva do operador. Para o presente trabalho foi feito uma revisão teórica do assunto buscando a melhor forma para a execução e apresentação do mesmo. Posteriormente foi realizado a classificação da literatura aqui encontrada, no qual obtém-se como critério os seguintes tópicos: objeto da pesquisa, método da pesquisa, técnicas de engenharia de métodos, resultados e sugestões de pesquisas futuras. Após a aplicação do estudo de tempos, tornou-se possível a determinação do tempo padrão de produção por picolé e notou-se ainda, uma certa despadronização por parte do operador na realização da operação analisada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.