APLICAÇÃO DE TEMPOS CRONOMETRADOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL: O CASO DE UM POSTO DE TRABALHO DE UMA FÁBRICA DE BERMUDAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55571Palavras-chave:
Tempos e Movimentos, Trabalho, Processo.Resumo
Nos últimos anos, as organizações passaram a utilizar técnicas inovadoras em seus sistemas produtivos. Deste modo, passou-se a integrar recursos tanto nos equipamentos empregados para transformação dos insumos em produtos, quanto na mão-de-obra do trabalhador que está envolvido nesse contexto. Através do estudo de tempos e movimentos é possível estabelecer um ideal produtivo, fazendo a integração constante entre as etapas do trabalho e os envolvidos nesse meio, de modo que a relação entre homem-máquina seja realizado corretamente. Ao utilizar esse método extingui-se de maneira integral os esforços desnecessários, improdutividade, retrabalho, ociosidade na execução das atividades, adequando o trabalhador em seu determinado posto. O objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento de um sistema de produção enxuto, através do estudo de tempos e movimentos para um posto de trabalho de uma fábrica de bermudas. Assim, será possível produzir com o menor custo, tempo e a melhor qualidade possível. Portanto, através da engenharia de métodos pode-se encontrar detalhes importantes para o bom andamento da produção, visto que fatores fundamentais para a empresa serão desenvolvidos para o crescimento, atualização e organização do trabalho, de modo que todo o processo, desde os inputs até os outputs sejam estruturados de maneira adequada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.