AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55570Palavras-chave:
Clima Organizacional, Ensino Superior, Satisfação, MotivaçãoResumo
Este estudo teve por objetivo avaliar o comportamento e o clima organizacional em uma instituição de ensino superior localizada no Estado de Minas Gerais. O trabalho utilizou da metodologia Estudo de Caso, na qual em conjunto com uma revisão bibliográfica subsidiou o referencial teórico do estudo. Buscou-se com este trabalho as respostas para as questões oriundas ao grau de satisfação em alguns aspectos apontados com relação a satisfação dos servidores da Instituição. Os dados foram levantados por meio do questionário elaborado a partir dos estudos de Beker (2006), composto por quinze questões de múltipla escolha, aplicado a vinte servidores, sendo dez do setor da secretaria e dez setor de serviços gerais. Os resultados mostraram que, grande parte dos servidores estão satisfeitos com a forma de atuação e gestão da Instituição (61% quando agrupados os servidores satisfeitos e os muitos satisfeitos), ressalva-se, porém, que o maior grau de insatisfação foi encontrado no setor de serviços gerais com relação à diretoria e a chefia do setor (33%). Constatou-se, que os gestores da instituição necessitam repensar quanto a forma de administrar e viabilizar melhor relacionamento com os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho, e por consequência o clima organizacional.
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