ANÁLISE DA GESTÃO DE PROJETOS EM OBRAS MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v5i8.55562Palavras-chave:
Obras, Termo aditivo de contrato, Atraso.Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar medidas para minimizar os atrasos em obras municipais e o número de termos de aditivo de contrato. Esta pesquisa é um estudo de caso caracterizado como descritivo, exploratório e documental. O estudo de caso ocorreu na secretaria de obra de uma Prefeitura da Região do Alto Paraopeba em Minas Gerais. No desenvolvimento deste estudo, foi realizada análise de documentos das obras e aplicação de um questionário aos secretários municipais e fiscais de obras. Foi identificado que, em 2015 até outubro de 2016, existia 33 contratos de obras vigentes e que todos eles tiveram termo de aditivo de contratos, totalizando 115. Desse total, 82 termos de aditivos referem-se ao valor e 33 ao prazo. A partir dos resultados, propõe-se qualificar a equipe de planejamento e gerenciamento para que durante o planejamento sejam feitos estudos mais elaborados de custo e prazo para projetos. Outra melhoria proposta foi o uso de software de controle de obras como o Project e treinamento a equipe de gerenciamento e fiscalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.